Skip to content Skip to footer

Envios gratuitos a partir de 6 garrafas para Portugal Continental. Entrega estimada em 3 dias úteis.

Envios grátis a partir de 6 garrafas para Portugal Cont. 

0 items - 0,00 € 0

Sobre

Breve História das Quintas.MVCA

O legado da família de Maria Virgínia Costa Almeida (MVCA) teve início com seu bisavô, José Joaquim Costa, nascido em 1841, que adquiriu e explorou os primeiros casais, incluindo o Canavezo (Quinta Vale D. Aida), localizados em Cedovim, um antigo concelho com carta foral de 1271, hoje, vila e freguesia do Concelho de Vila Nova de Foz Coa, onde a família tradicionalmente residiu.

Azeite São Xisto - Quintas MVCA
Vinho Porto Freixo - Quintas MVCA

Na transição para o século XX, António Joaquim Costa, nascido em 1874 e avô de Maria Virgínia, juntou-se ainda jovem ao pai, dedicando-se com sucesso à produção, comércio e exportação de azeite e vinho do Porto. Ao longo de várias décadas, foi expandindo os negócios da família, adquirindo outras quintas na região, designadamente a Quinta do Torrão e a Quinta de São Xisto. Tornou-se num importante homem de negócios, pertencendo ao Grémio do Exportadores de Azeite e referenciado como um dos principais produtores de Azeite e Vinho da região, em particular nas freguesias de Vale de Figueira em São João de Pesqueira, assim como em Cedovim e nas Mós em Vila Nova de Foz Côa.

Na segunda metade do século XX, Maria Virgínia e o seu marido, Manuel Duarte Ramos, abraçaram com paixão a exploração das quintas que lhes foram transmitidas, assegurando a sua progressiva renovação. Atualmente, sob a liderança de Maria Virgínia e gestão das suas filhas e genros, novos projetos de viticultura, enologia e turismo continuam a ser lançados, assegurando o desenvolvimento das quintas com uma visão de futuro.

O nosso projeto no Douro Superior

Bem-vindos ao nosso projeto no Douro Superior! Estamos apaixonados por criar vinhos excepcionais e promover a região, incorporando os nossos valores em tudo o que fazemos. A nossa missão é produzir vinhos de alta qualidade de forma comprometida com a tradição, sustentabilidade, inclusão, diversidade e desenvolvimento.

Respeitamos a tradição enraizada na região do Douro. As nossas vinhas são cuidadas com métodos que têm sido passados de geração em geração, honrando o conhecimento acumulado ao longo dos anos. Através do casamento entre técnicas tradicionais e inovações contemporâneas, queremos criar vinhos que expressem a essência e a autenticidade desta região vinícola histórica.

Nas nossas quintas, adotamos práticas sustentáveis para proteger e preservar o meio ambiente que nos rodeia. Trabalhamos em harmonia com a natureza, implementando técnicas de cultivo que promovem a biodiversidade nas nossas terras. Acreditamos que a viticultura sustentável não só nos permite produzir vinhos autênticos, mas também contribui para a regeneração do nosso ecossistema.

Valorizamos profundamente a inclusão e diversidade. Seja na nossa equipa, promovendo a igualdade de oportunidades e garantindo um ambiente inclusivo, seja porque acreditamos que a diversidade enriquece a nossa experiência, e nos permite criar vinhos que refletem a riqueza e a pluralidade do mundo ao nosso redor.

Estamos comprometidos com o desenvolvimento da comunidade local. Valorizamos as parcerias com agricultores e fornecedores locais, apoiando a economia regional e contribuindo para o crescimento sustentável. Além disso, queremos promover o enoturismo responsável, convidando os visitantes a conhecerem as nossas vinhas e descobrirem a beleza e a cultura do Douro.

É com muito entusiasmo que partilhamos os nossos vinhos consigo. Junte-se a nós nesta jornada vinícola única, onde o prazer e a consciência se encontram.

Os vinhos MVCA

Estamos a criar um primeiro portfolio com três vinhos bem diferenciados, um vinho tinto de quinta, um vinho tinto de parcela e um vinho branco fresco de altitude

D. Cremilde, lançado em 2021, foi o primeiro dos nossos vinhos e contou com a determinante colaboração do enólogo/produtor Jorge Coutinho, trata-se de um vinho de quinta, criado com base nas castas mais frequentes da região, complementadas por outras com características particulares, todas com origem em uvas próprias provenientes de diferentes parcelas monocasta da Quinta São Xisto.

Vinha Maria Virginia, resulta da seleção de uma parcela muito especial de vinha na Quinta da Torrão que pela sua idade, variedade de castas, localização, exposição solar e altitude, encorajou o enólogo António Braga a associar-se à família em 2022 para criar este vinho tão especial para todos nós.

Vale D. Aida nasce associado ao mais recente projeto de investimento realizado pela família na Quinta Vale D. Aida, com o objetivo de criar um vinho branco de altitude com muita frescura e juventude e que se encontra projetado para a vindima de 2024 pela mão do enólogo António Braga, no âmbito da sua colaboração com as Quintas.MVCA.

Copo de Vinho - Quintas MVCA

Vinhos mvca

As quintas MVCA

Enoturismo…o novo projeto

Em complemento às atividades principais, agrícola e produção de vinhos, queremos desenvolver progressivamente o enoturismo nas nossas quintas.

Recuperação de um conjunto de antigas construções localizadas ao longo da margem do rio Douro, junto à estação de comboios de Freixo-Mós e que historicamente serviram de apoio à construção da linha do Douro e mais tarde foram utilizadas no âmbito da exploração agrícola da quinta.

Aproveitamento do núcleo principal e das pequenas casas dispersas na tradicional aldeia de São Xisto, localizada na margem do Rio Douro junto a estacão de Ferradosa.

Reabilitação da casa de família, construção típica da região, no centro da Vila de Cedovim.